ENSINO EDUCACIONAL VINDICANTE - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 05/04/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

           O Brasil nos últimos anos alcançou e estabeleceu relevantes índices em sua economia, propiciando uma valorização em âmbito internacional. Contudo, o país apresenta um sucateado sistema educacional que é valorizado e desenvolvido de forma retardatária.

           O sistema de ensino da rede pública é degradante, devido inúmeros fatores sociais e governamentais. A desigualdade na distribuição de investimentos técnicos estruturais, a falta de anseio e de capacidade oriundas dos profissionais dessa área, que é causada pela desvalorização orçamentaria dessa categoria.

          Outro fator intrigante é a mentalidade social, proveniente de responsáveis de inúmeras famílias. Que induzem na precoce entrada dos menores no mercado de trabalho. Desvalorizando e ignorando o primordial aspecto de crescimento individual e social.

           A educação básica é essencial a todo integrante social, que necessita produzir, interagir e propiciar o alcance de benfeitorias a si próprio e à sociedade. Viabilizando a formação de um indivíduo integro na sua profissionalização e na sua conduta moral e ética de convívio social.

           O governo deve priorizar e estagnar qualquer divergência de acesso ao ensino escolar. Destinando estruturas físicas e sanitárias para melhor aprendizagem, capacitando e avaliando o desempenho dos instrutores, incluindo os familiares na gestão educacional. Através de planos de metas desenvolvida e exercidas por assistentes sociais á essa população.

Comentários do corretor


Seu texto retratou a problemática imposta pelo tema. No entanto, realizou uma análise simplista. Desenvolva suas ideias e argumentos a fim de promover uma discussão crítica e reflexiva sobre a questão. Fuja do óbvio!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente