Educação no Brasil: Melhorou ou piorou? - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 05/04/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

     A situação de educação no Brasil teve muitas melhorias nas últimas décadas, levando em conta que as taxas de analfabetismo diminuíram consideravelmente, e aumentaram as taxa de frequência escolar.

     Frequentemente a mídia divulga notícias assustadoras em relação às escolas, como por exemplo, alunos agredindo professores, ou uso de drogas, armas de fogo e bebidas alcoólicas dentro da própria escola. Isso mostra a total perda de controle sobre os jovens de hoje em dia, que estão cada vez mais difíceis de controlar.

     Muitas crianças ainda possuem dificuldades de acesso à escola, principalmente em cidades situadas no interior e na região Norte e Nordeste. De acordo com o Unicef, percentual de crianças fora da escola na Região Norte é duas vezes maior do que o mesmo percentual na Região Sudeste.

     Segundo o Portal G1, o Brasil se encontra na penúltima posição no ranking de qualidade da educação, em que entre 40 países analisados, o Brasil apenas ficou à frente da Indonésia, revelando assim, a situação caótica em que nosso país se encontra.

     Com a ajuda de programas governamentais como ProUni e Sisu o país progrediu muito, mas ainda tem muito o que progredir para que deixe de ser um país de segundo mundo. O governo só não pode parar de agir, e deveria supervisionar os professores, que muitas vezes não sabem ensinar ou não são incentivados por causa da baixa remuneração, acabando assim, não dando um ensino de qualidade aos jovens. 

Comentários do corretor


Seu texto abordou a problemática imposta, porém realizou uma análise simplista e superficial da questão. Amplie suas ideias e desenvolva seu argumentos a fim de melhor explorar o tema. Fuja do óbvio!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente