A educação atual e seus limites - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 05/04/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil, atualmente, se encontra [encontra-se] em um processo evolutivo. Mas é impossível pensar em evolução sem se ater aos aspectos educacionais que norteiam o país. Embora tenham sido criados vários programas educacionais, a educação brasileira – pública – não tem suprido as necessidades que os cerca, condicionando, assim, péssimos índices a esta instância. 

Em decorrência da desvalorização do piso salarial [,] o professor brasileiro foi colocado em posição inferior, em relação a outras profissões, visto que ele é fundamental na mediação da aprendizagem. Entretanto, este não tem sido o único problema, ultimamente tem aumentado o número de violência nas escolas – Recentemente, na segunda-feira, 25 de março, alunos apagaram as luzes da escola e jogaram uma lixeira na face da professora, na mesma semana por volta de 40 alunos iniciaram uma briga no refeitório no intervalo em outra escola, ambos em SP, já em SE dois alunos estavam brigando e um atirou, mas o tiro acabou acertando o professor (entre outras lastimáveis violências) - além de repetências sequenciais da mesma série e consequentes evasões, e a falta de preparação de alguns docentes.

Porém [,] pensar em evolução, também [evolução também] implica pensar em solução. Sendo assim, o aumento do piso salarial do educador traria estímulos, consequentes preparações e especializações, além do ingresso de mais indivíduos nessa área. Enquanto a reestruturação de algumas políticas educacionais em curso poderiam resolver os problemas de repetências, evasões e novas políticas sobre as violências. Por conseguinte levando o Brasil rumo à adesão do título de país de primeiro mundo.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema, mas desenvolva sua linha argumentativa a fim de extrapolar o senso comum. Mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente