A educação no Brasil está com uma péssima qualidade. Não há investimentos suficientes para que esse campo cresça, e se continuar assim, teremos uma população mais ignorante e cheia de problemas. Todos os dias podemos ver casos em que há escolas sem infra-estrutura, alunos desmotivados ou professores sem conhecimento suficiente, principalmente na rede pública.
O processo de educação é muito longo, portanto se o investimento começar hoje, ainda teremos que esperar alguns anos para ver os resultados. Em um país com mais educação nota-se que há mais tecnologia, mais pesquisas, mais segurança, mais desenvolvimento e consequentemente uma melhora na qualidade de vida das pessoas. Como o Brasil é um país emergente, não devemos pensar somente em crescer economicamente, mas também culturalmente.
Como na atualidade temos maus alunos, no futuro teremos maus professores, e isso é um ciclo que só tende a piorar. Como a educação é um dos pilares da sociedade, se não houver uma providência, haverá uma desestabilização e muita gente será afetada por isso. Todos precisam de educação, por isso, ela deve ser tratada com prioridade.
Devemos tomar como exemplo os países que tem [têm] uma alta taxa de educação e se destacam por isso, como [,] por exemplo [,] os Estados Unidos. Aplicar mais verbas na Educação básica, investir em faculdades e no setor de pesquisa e desenvolvimento é uma boa opção. Além do governo, cada um deve se esforçar para que isso se torne nossa realidade.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. No entanto, extrapole o óbvio e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |