TRISTE REALIDADE - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 04/04/2013

Status:

Corrigida
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O que começa errado não pode acabar bem. Uma Educação ministrada com polca qualidade resultará em profissionais mal preparados. É o que vemos hoje em varias áreas acadêmicas, exemplo disso é o grande índice de reprovação no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) má qualidade não só no ensino médio, mas também nas universidades.

Pesquisa divulgada por, Todos pela Educação, informa [sem vírgula] que 34% dos alunos que chegam ao 5° ano de Escolarização não conseguem ler. Ou seja, a perca de 5 anos de estudo dessas crianças, que lá no futuro vai fazer falta. Quando esses alunos se formarem no ensino médio pode se deduzir que eles estão com níveis de instrução de 6ª ou 7ª serie.

E com esse atraso o que era para estes adolescentes aprenderem nas Escolas terão que aprender na faculdade. E a consequência disso é a má formação profissional e a falta de mão de obra qualificada, que além de prejudicar quem depende da Educação para conseguir um bom emprego, também prejudica o desenvolvimento do país, que depende de profissionais bem preparados.

E muitos desses jovens só perceberão suas deficiências quando tiverem de prestar algum exame, como por exemplo, o exame da OAB, que no ano de 2010 teve apenas 11% de aprovação, e então terão de tentar recuperar seus atrasos em cursos preparatórios, Mais alguns anos de estudos e gastos para conseguir entrar no mercado de trabalho.

Dessa forma, vemos que a Educação de qualidade é fundamental para que o Brasil possa continuar a crescer e a sociedade estudantil possa ter um futuro mais bem preparado para entrarem no mercado de trabalho. O investimento em escolas e em qualificação dos professores é uns dos primeiros passos a serem tomados para mudar essa triste realidade.     

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema, porém a linha argumentativa apresentada não foi além do senso comum. Amplie seus argumentos e mobilize exemplificações concretas para validar sua tese.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente