Precariedade na educação - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 04/04/2013

Status:

Corrigida
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Há escrito na constituição federal um artigo que fala estritamente da educação e diz que todas as pessoas têm direito a ter uma educação, porém não são todos que possuem em alcance uma boa educação, pois falta estrutura a ser fornecida por parte do Estado uma vez que a privatização do ensino.

É possível ver que o interior do Brasil existe uma escassez de professores e alunos sendo que existe uma desigualdade socioeconômica, nas regiões ribeirinhas, sertão e agreste muitos jovens deixam de estudar para poder ajudar seus pais na renda que entra em casa, e, além disso, os professores não são qualificados e nas escolas fazem rodízios de professores, como mostra várias reportagens que já foram feitas por canais de televisão bastantes conhecidos.

Com uma boa educação se forma um bom cidadão e isso faz com que pensamos mais antes de fazer tudo, precisamos mais do apoio do governo para a qualificação dos professores e ajudar no incentivo de professor e aluno, estudar uma forma de ter um material didático bem estruturado e amplo. Melhorar a infra estrutura de escolas e universidades, uma vez que um aluno se sinta bem e confortável melhora o seu desempenho e a sua postura em relação aos estudos, reajustar os salários dos professores e o PISA seria uma forma de incentivo para que suas aulas tenham o melhor aproveito de aprendizagem.

Todavia [,] que assim feito é possível ver que só educação não basta, entretanto podemos observar uma melhoria em geral. No entanto existe um conjunto que engloba todos os direitos sociais e faz com que o PiB do Brasil cresça no ranking tão disputados por diversos países.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. No entanto, vá além de uma abordagem simplista e realize um efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente