Radicalizar, visando a eficiência. - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 03/04/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Educação é um dos tópicos mais importantes na sociedade. O governo e a população compartilham a preocupação dos desafios que está trás [traz] à tona, como o mal [mau] investimento, a modernidade e a falta de planejamento.

O Brasil ocupa o vergonhoso 53º lugar (de 65 países avaliados) no Ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA. A refletir, é de se pensar que o mal investimento é uma das causas dessa consequência [consequência]. Porém, o país não investe pouco – mais de 5% do PIB – [,] investe errado. Falta professor [Faltam professores] capacitados, didática eficiente, uma mescla entre teoria e dinâmica. A qualidade [,] então, é pífia.

A modernidade faz com que métodos de ensino e estudo se atualizem constantemente. Em uma era em que a internet tem a informação na palma da mão, manter alunos interessados é crucial. Mas, não [Mas não] é sabido que há investimento concreto em melhorias como projetores multimídias para sala de aula, computadores, laboratórios etc. As aulas tornam-se mais voltadas à teoria sem esses auxiliares e os alunos tendem a ficar desmotivados e dispersos.

Falta planejamento, o governo impõe metas à educação, mas não à foca [foca] no geral. Vive a tapar buracos em um ou outro ensino. Se um Ranking aponta que o ensino público médio está mal avaliado – como o estudo do IDEP em 2011, onde [que] mostra que alunos de ensino fundamental em privadas, sabem [em escolas privadas sabem] mais que alunos de ensino médio em públicas – o governo investe no problemático e deixa de lado o outro, nesse caso o fundamental.

A situação é contínua, troca-se [trocam-se] os ensinos, mas o método do governo agir é o mesmo.

Portanto, os desafios à [a] uma educação de qualidade são diversos. É preciso uma reestruturação nessa área: um investimento em modernidade; supervisão e feedback aos professores, para que eles melhorem suas capacidades e agreguem isso em suas aulas; planejamento para atingir metas em todas as áreas de educação. Mudanças eficientes, radicais e que podem trazer resultados positivos.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Cuidado apenas com colocações imprecisas, atente à coesão e coerência de seu texto, às regras de pontuação, enfim, a fim de não prejudicar a construção de sentido.

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente