No que diz respeito aos pilares que sustentam a educação no Brasil, é possível observar falhas que vêm de muitos lados. No somatório de problemas que acompanharam os quase quinhentos e treze anos do país, há traços de respostas para o problema da educação, que apesar de seu título singular, é uma pluralidade quantitativa.
A administração dificultosa do país, no passado, denuncia que questões sociais, como a educação básica, dificilmente seriam transportadas eficazmente pelo território. A educação, então, caminhava em um ritmo extremamente lento. Uma má formação no passado reflete no presente. A educação vai muito além da qualidade física das escolas e do conteúdo de livros. Vai, também, além da formação profissional do corpo docente. As dificuldades encontradas pelo processo educativo no país estão enraizadas a questões culturais, que precisam ser não contornadas, mas transformadas. Os problemas devem ser destacados e então substituídos por medidas eficientes que estarão em um campo de soluções discutidas por diversas pessoas, inclusive da população.
A qualidade do ambiente escolar interfere no interesse pela aula, bem como a grade de aulas e a disposição das mesmas [sua disposição]. As matérias, os métodos de ensino, os recursos, a interdisciplinaridade e o extracurricular. O professor, o ensino. São [extracurricular, o professor e o ensino são] fatores que necessitam de mudanças coletivas. O problema da educação está na remediação. Muito pouco efetivas. [remediação, muito pouco efetiva.] São como curativos que um dia perdem a aderência ao corpo e caem. A questão é que o ferimento é muito maior do que o que esse pequeno curativo pode tapar.
As mudanças necessitam ser aplicadas, principalmente, nos primeiros anos do ensino. É preciso que desde cedo o interesse do aluno seja despertado, mas sempre procurando trabalhar como uma questão coletiva. O problema não está só no país, nem tão somente na formação dos professores e muito menos nas diferenças dos discentes e os valores familiares que carregam para dentro da escola. A questão educacional é um coletivo que precisa ser trabalhado e conduzido de forma que deixe de ser tapado por um curativo e passe a ser uma transformação perceptivelmente positiva.
Comentários do corretor
Seu texto foi bem escrito e fez excelentes proposições sobre a problemática do tema. Para chegar à excelência total, extrapole o recorte temático e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |