Educação: Utopia ou possibilidade - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 03/04/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Muitos atribuem a problemática da educação à falta de investimentos e à despreparação dos profissionais educacionais. Entretanto [,] uma análise nesta área evidencia que o problema não é simples como se imagina. A escola do novo século tem a difícil missão de solucionar a participação familiar no processo educacional e anular os vestígios da ‘‘educação bancária’’.

Educação bancária é descrita por Paulo Freire como um sistema que tem o objetivo de matar a curiosidade, a criatividade e o espírito investigador dos discentes. Esta se baseia no método onde [em que] o professor detém todo o conhecimento e ele o doa para o aluno, que é o dependente no processo. Ela vai de [ao] encontro com a missão dos educadores, a de possibilitar a produção ou criação do saber; e não possibilita a emancipação do individuo [indivíduo] das amarras sociais. 

O sensato é que seja resolvido o real problema da educação, para depois pensar em  infraestrutura e na qualificação dos docentes, uma vez que é insatisfatório manter um sistema educacional que apresente altos índices de investimentos e disponha de excelentes professores, mas que utilize uma educação ultrapassada, egoísta e que remota [remonta à] a Idade Média.

Deve-se entender a importância do processo educacional que respeite à ética, à dignidade e à autonomia do educando; que valorize a cultura e o conhecimento empírico vivenciado pelos alunos; e que entenda que a participação familiar é a chave para um futuro esperançoso. Quando se soma educação com o apoio da família, o resultado é totalmente satisfatório, isso porque a família é o alicerce da educação e a base de sustentáculo da sociedade.

Para isso [,]é essencial que a nova escola alfabetize não apenas com palavras e suas junções bucólicas de letras, mas ensine o educando a ler o mundo, levando a entender sua situação de oprimido e a agir em favor da própria libertação, respaldado no apoio familiar. Diante das inúmeras transformações que a nova era educacional propiciará, faz-se necessário o trabalho dos agentes de educação, da família, do estado [Estado], dos órgãos públicos e da sociedade em geral para que a mudança ocorra com todo apoio que ela precisa.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema, foi bem escrito e fez muito boas colocações sobre a problemática imposta. Parabéns! Procure apenas realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente