Vivemos em um país de proporções continentais, com cerca de duzentos milhões de habitantes e índices de desenvolvimento humano nunca satisfatórios o suficiente.
Apenas a dimensão do Brasil talvez já fosse um bom argumento para justificar a carência do nosso sitema [sistema] educacional. Falta de verbas públicas, mau uso do dinheiro disponível para investimentos, ausência de vontade política e corrupção, são [corrupção são] alguns dos motivos que nos levam a entender como a educação chegou a níveis tão baixos.
Motivos, isoladamente, não justificam a total negligência de nossos gestores públicos com a educação pátria. Com a arrecadação de impostos maior a cada ano, não seria difícil investir, ao menos o mínimo necessário, em escolas de qualidade e valorização do professor.
As dimensões de nosso território já não são mais justificativa, sendo problema superado desde de a [desde a] época das entradas e bandeiras, movimentos históricos organizados com fins exploratórios ao interior do país, visando [visando a] fins diversos.
Se o estado [Estado] arrecada dinheiro suficiente para investimentos e o país não é tão grande que não possa ser explorado, então, qual o empecilho ao desenvolvimento da educação no Brasil? Tal empecilho, infelizmente, é político.
Muitos políticos brasileiros encontram no congresso seu passaporte para a riqueza. Os escândalos de corrupção são tantos e tamanhos, que [tamanhos que] viraram rotina nos telejornais. A população já não parece se importar com o mau que parlamentares desonestos ou indiferentes podem lhe trazer.
Para que o tipo de político que nos governa ocupe sua vaga no congresso, ele precisa, antes de tudo, ser eleito, democraticamente, pelo povo. Ocorre que, pessoas educadas e esclarecidas, não votam em políticos corruptos e não aceitam sua inércia ao tratar de questões sociais. Sendo assim, por qual motivo os maus políticos, infelizmente a grande parte, se interessariam em investir em educação?
Como visto, nosso problema não é outro se não a comodidade que uma população ignorante representa para aqueles que a governam. Enquanto não houver uma conscientização de nossos parlamentares acerca da importância do desenvolvimento humano e da educação, infelizmente esse velho problema vai restar sem solução.
Comentários do corretor
Seu texto fez considerações válidas, mas poderia ter melhor apontado os problemas da educação em si e focado nesta questão, evitando delongas. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |