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Maioridade Penal

Enviada em: 21/02/2013

Status:

Corrigida
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Conforme a sociedade evolui, por sua vez o que a mantém deve fazer o mesmo. Por exemplo, as leis mais especificamente a lei da maioridade penal, que vem mostrando-se com o decorrer do tempo, não tão apta à classificar quem deve, ou não, ser julgado como um adulto.(Trabalhe melhor o paragráfo introdutório)

O conceito de maioridade penal deve seguir a lógica e principalmente a realidade em que esta. É inviavel conceber a ideia de que, não se deve adaptar a legislação, mesmo porque a mesma foi instituida para que haja justiça e igualdade entre os cidadãos. Mas, como haverá justiça se as regras caducaram(termo entre aspas)? Não há. Não se pode dizer que a mentalidade de um jovem de 16 anos é a mesma mentalidade de um rapaz de 16 anos há 10 anos atrás. É notório que a perspectiva de mundo mudou, como era de se esperar, logo, não se pode dizer que um adolescente de 16 anos é tão ingenuo. Hoje, muitas pessoas de 14, 15 anos já praticam atos ilicitos que se quer pensa-se ser possivel pelos mesmos quando a lei da maioridade penal foi instaurada. Um país, que deseja manter a ordem e a justiça deve atentar-se as mudanças intrinsercas, fazendo assim as devidas mudanças levando em conta os principios da razoabilidade, igualdade e proporcionalidade. Ou seja, ter bom senso quando processar penalmente as pessoas, tratá-las de forma igual, independente de idade, sexo ou raça, mas levar em conta a idoinedade do mesmo e puni-lá de forma proporcional ao delito.

Por isso, não deve haver uma lei propriamente dita, que julgue se uma pessoa é ou não capaz de julgada como adulta, mas sim deve haver um bom senso da parte de quem julga para que a mesma seja indiciada segundo uma interpretação lógica dos fatos e sua intenção e ingenuidade quanto ao fato ocorrido.   

Comentários do corretor


Trabalhe melhor seus paragráfos de introdução e conclusão. Seu desenvolvimento está bom,porém defenda melhor o seu ponto de vista. Trabalhe mais as propostas/soluções para o problema.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente