“O golpe da maioridade” - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 21/02/2013

Status:

Corrigida
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       Em termos constitucionais, todo cidadão tem direito à proteção e à segurança pública, assim, qualquer pessoa, que dentro de suas faculdades mentais, ofereça sérios danos materiais ou riscos à vida de alguém, deve ser mantido em reclusão. Todavia, essa medida não pode ser a única maneira para educar o jovem no país, porque eles também necessitam de uma atenção para que não entrem na criminalidade.

      Os jovens, menores de 18 anos, precisam tomar conhecimento real do que é a liberdade, já que a maioria deles acha que realizar suas vontades significa ser livre. Por esse motivo, a redução da maioridade penal serve de exemplo a esses jovens que não têm limites e pensam que o Brasil é o país da impunidade. Ou seja, a reclusão também é uma forma de educação.

      A partir da puberdade, o adolescente já tem sua personalidade característica e está, ainda, desenvolvendo suas faculdades mentais, por isso já é capaz de tomar decisões, embora sejam vistas as consequências, somente, em curto prazo. Então, partindo desse pressuposto, se o jovem brasileiro a partir de seus 15 anos e seis meses tem direito facultativo ao voto, sendo capaz de escolher seus governantes, por que ele não teria consciência suficiente para saber que coloca em perigo à vida de outros cidadãos ?  

      A responsabilidade com esses jovens é uma questão de segurança pública, uma vez que  os órgãos governamentais deveriam prestar uma assistência maior aos jovens, impedindo que eles se tornem perigosos, já que é frequente os noticiários exporem os adolescentes envolvidos com roubos, tráfico e até homicídios. As leis de segurança pública precisam, antes de tudo, de uma reestruturação e planejamento adequados.

      O ideal, na verdade, seria que essas leis atendessem efetivamente os jovens para que não fossem presos. Mas caso fossem reclusos da convivência social, que houvesse dentro do sistema penitenciário, um programa de ressocialização entre detentos, evitando que eles voltassem a se envolverem com a criminalidade. Talvez uma melhoria no sistema carcerário e na educação brasileira resolveria a violência no país e nossos jovens não estariam à mercê dessa reclusão tão cedo.

Comentários do corretor


Você soube trabalhar muito bem suas ideias e argumentos. Atente-se somente para o uso de criticidade para persuadir(convencer) totalmente o leitor acerca de sua tese.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente