Juventude problemática, porém capaz de discernimento. - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 20/02/2013

Status:

Corrigida
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A sociedade brasileira pode, facilmente, ser caracterizada como problemática. Desigualdades sociais, educação deficiente e falta de investimento nos mesmos, acarretam sérias conseqüências. Uma das mais alarmantes é o número cada vez maior de jovens infratores que não atingiram a maioridade. Surge a questão: qual a punição para eles?

No Brasil, uma pessoa é considerada capaz de responder plenamente pelos seus atos somente aos 18 anos. Então, com 16, 15, ou 14 anos, uma pessoa não consegue discernir o certo do errado e nem ter total consciência do que está fazendo. Este ponto de vista é absurdo. Se, aos 16 anos, um jovem pode eleger os gestores do país, significa que este jovem tem raciocínio formado.

A polêmica sob a questão da redução da maioridade penal é notória. Medidas paliativas, que incluem até 3 anos tentando a reinserção do jovem na sociedade, como as que são tomadas hoje, não são eficazes. Eficaz seria se o jovem ficasse o tempo necessário até sua real recuperação, até se livrar do caráter violento. 2 anos não mudam a índole de uma pessoa, pois se com 16 um jovem não tem bom caráter, não será com 18 que passará a ter, sem que seja realizado um trabalho voltado para isso.

Portando, devido ao quadro socioeducativo deficiente do Brasil, não será possível, tão cedo, mudar as ideias formadas num jovem de 16 anos, até que ele complete os 18. É importante sim, que seja reduzida a maioridade penal para que esses infratores respondam pelos seus atos que são feitos com absoluta consciência. 

Comentários do corretor


Use melhor sua criticidade/irônias para sustentar e convencer melhor o leitor acerca de sue ponto de vista. Seus argumentos e ideias são bons,mas podem ser mais persuasivos.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente