Infratores precoces requerem medidas precoces - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 19/02/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Amadurecer é um processo complicado que acarreta grandes responsabilidades e não tem um período definido. Por meio desse crescimento moldamos nossa capacidade de julgar e lidar com as situações. Dessa forma, seria interessante termos acesso às melhores informações possíveis antes de formarmos um caráter "maduro". Para isso, todos deveriam ter noção de justiça, de direito, do correto e das consequências o mais cedo possível.

O argumento de jovens não serem capacitados para responder por seus atos, não isenta a população de sofrer com o crime cometido pelo menor. É evidente que cada caso possui sua peculiaridade, mas, de modo geral, o indivíduo já tem uma ideia da natureza de seus atos, porém não possui a perspectiva para enxergar a péssima influência que eles tem em sua vida e portanto, condená-las. Assim, o quanto antes ele conviver com o resultado de suas ações, maiores são as chances de escolher caminhos diferentes.

Casos os quais lidam com menores infratores irão sempre requerir cuidados e investigações mais rígidas em relação a crimes normais. Porém, as crianças são dotadas de mentes abertas e muito propícias a mudanças, não há fase melhor para se investir em um ser humano. Assim, com a punição e acompanhamento adequado, aumentamos as chances de devolver à sociedade cidadãos moralmente preparados, sem precisar esperar que virem adultos rebeldes e com vidas fragilizadas representando uma ameaça ainda maior.

Comentários do corretor


Seu texto teve uma fuga tangencial acerca do tema proposto. Você deveria argumentar,propor soluções, questionar e se posicionar sobre a Maioridade Penal. Trabalhe melhor a coletânea.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente