Estímulo ao crime sem punições - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 19/02/2013

Status:

Corrigida
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     Na contemporaneidade brasileira, tem sido relatado em jornais e revistas crimes cometidos por menores. Isso tem preocupado a sociedade em geral, não só por atos ilegais, mas também por haver(ter) se tornado constante.

     Como uma alternativa de pelo menos minimizar esses acontecimentos surge a redução da maioridade penal, visto por muitos como solução, já que  através desta os infratores responderiam por seus atos como qualquer adulto, e portanto seriam indiciados a cumprir penas.

     No Brasil, a maioridade penal e civil é a partir dos 18 anos, então quem cometer qualquer ilegalidade antes disso, poderá cumprir algum regime de conscientização e aprendizado, dependendo da gravidade do seu ato, não garantido uma verdadeira punição. É evidente que isso não tem adiantado e os crimes estão com a tendência de aumentar. A partir dessa conclusão a redução da maioridade penal é sim uma medida para tentar barrar a continuação de jovens na criminalidade

     Se é permitido ao jovem de 16 e 17 anos decidir o futuro político do Brasil nas eleições, Por que este mesmo jovem não assume seus atos perante a justiça? A falta de punições é que estimula aos menores entrarem na “bandidagem”. Portanto caso fosse regularizado a maioridade penal e os crimes não ficassem impunes, o país verde-amarelo poderia impedir os adolescentes e possivelmente resgatar aqueles que já estão perdidos no mundo do delito.

Comentários do corretor


Trabalhe melhor as soluções para o problema em questão. Suas ideias são boas,porém você poderia ter usado mais da sua criticidade/irônias para o convencimento do leitor acerca do seu ponto de vista. Defenda melhor sua tese.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente