Frutos da Mixórdia - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 19/02/2013

Status:

Corrigida
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Há tempos vem(tem) tornando-se(sido) comum as práticas da violência exercida por jovens os quais ainda não atingiram a maior idade. A Constituição brasileira define o período de transição para a fase adulta quando uma pessoa completa dezoito anos de existência. Mas será que a idade física tem maior poder e superior importância em relação à idade psicológica?

Uma pesquisa do Instituto DataSenado publicada em outubro mostra que oitenta e nove por cento dos entrevistados acham que os adolescentes que cometem crimes devem ser responsáveis pelo próprio ato e que vinte por cento disseram que devem ser julgados independente da idade.

O ato de completar determinado tempo de vida não significa que certo indivíduo seja incapaz de entender o correto e o errado. Esse ensinamento é, ou pelo menos deveria ser adquirido no ambiente educacional a qual todos são submetidos desde criança. Pois, é na escola, em meio a pessoas e situações diferentes que aprendemos ser axiomáticos.

Melhorar as medidas socioeducativas, punir severamente os infratores e investir no sistema de ensino não são medidas suficientes para combater a violência. Para que haja diminuição no índice de criminalidade deve-se eliminar a atual balbúrdia educacional e conceber uma nova estrutura completamente diferente, contando que desta vez os superiores na educação governamental cumpram o seu papel e não tornem o sistema de ensino uma mixórdia.

Assim, diminuir a maior idade carrega também a responsabilidade de mudar e melhorar o sistema penitenciário do Brasil, pois presídios como os vigentes não suportarão e não resolverão a questão da violência e dos furtos. Temos de semear hoje para colher bons frutos amanhã. 

Comentários do corretor


Trabalhe melhor sua persuasão, para o total convencimento do leitor. Defenda de maneira mais precisa sua tese.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente