Brava jovem infrator brasileiro! - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 16/02/2013

Status:

Corrigida
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Uma vez que atos ilícitos devem implicar em punição aos seus infratores, abrir exceções em virtude de idade ao caracterizar que o menor infrator não tem compreensão psicológica suficiente para diferenciar o certo do errado, contribui ainda mais para a insegurança pública que permeia todos os setores da sociedade brasileira.

Reduzir a maioridade penal necessariamente não satisfaz e nem resolveria de imediato o problema de segurança pública. Pelo contrario, despertaria a discussão sobre outros problemas sociais relacionados a este que também ainda estão sem solução concreta como, por exemplo, a educação e lotação nos presídios.

A problemática da segurança pública e o método de como e de quem punir só será de fato amenizado, e conseguinte resolvida, quando a intervenção da administração pública conseguir trabalhar primariamente a questão social em que esses infratores estão inseridos e tomarem como base propostas que estão funcionando em outros países e aplicarem de forma eficaz no seu contexto.

 Algumas ordens dos setores públicos se fazem impotentes frentes aos problemas sociais que assolam a sociedade brasileira. Construir um país nesses termos é deixar que a criminalidade aumentasse e que a justiça se aplique de forma desigual e injusta àqueles que mais sofrem com tais atos ilícitos.

Portanto, tanto um menor de idade quanto um adulto ao infringirem a integridade física ou psicologia de outra pessoa devem responder por tais atos de acordo com a gravidade da situação e sem critérios de prioridade, como por exemplo, a idade.

Comentários do corretor


Você souber interpretar muito bem o tema,sua criticidade e irônia deixaram seus argumentos e ideias convincentes ao leitor. Atente-se somente no paragráfo de conclusão,pois você poderia ter citado/opinado melhor em relação as soluções para a problemática.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente