Para diminuir é necessário aumentar. - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 16/02/2013

Status:

Corrigida
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  A constituição brasileira é bastante clara quanto a maioridade penal de nossos jovens: 18 anos.Entretanto, as discursões sobre este tema levantam polêmicas quanto a idade certa pra se punir como adulto.Seria melhor reduzir para 16 anos? Essa redução seria mesmo uma boa solução para minimizar a violência que assola nossa sociedade?

  Primeiramente, é válido informar que a maior parte das pessoas presas em nosso país encontram-se na faixa étaria de 18 a 24 anos.É fato!Outra infeliz realidade são os motivos que levaram estes jovens a cometerem crimes; falta de emprego; pouca escolaridade e vícios.Percebamos que o maior e mais grave desses motivos é a falta de escolaridade.Então, seria realmente melhor  construir novas  penitenciárias para prender jovens de 16 anos ou mudar nossa metodologia de formação cidadã?

  Metodologia de formação cidadã?!Este é o problema da maoiria das sociedades, nossos líderes não tem uma visão tão profunda da realidade quanto deveriam, para os administradores públicos é mais fácil solucionar a curto prazo do que, além de solucionar, também previnir a médio e longo prazo.Por isso, é tão evidente que os altos indices de criminalidade estão mais ligados à precariedade da educação do que mesmo a questão de idade.

 Portanto, reduzir a maioridade penal para 16 anos não seria uma efetiva solução .Uma solução mais ampla  seria mudar o método de formação cidadã.Basta que tenhamos em mente a função da educação, que além de trazer conhecimento e engrandecimento ao individuo, também o ocupa, tira-no das ruas, dos vícios e proporciona-lhe subsídios para uma futura profissão .Se ao invés de diminuir a maioridade penal, a sociedade estivesse engajada em aumentar o número de jovens em escolas de competência, concerteza(com certeza) a violência no Brasil seria diminuida(reduziria consideravelmente).

Comentários do corretor


Seu texto possui uma ótima persuassão.Seus argumentos e ideias são claras e objetivas. Atente-se somente aos pequenos e irrelevantes erros.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente