O país da impunidade - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 15/02/2013

Status:

Corrigida
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  Vivemos em uma época brasileira onde a impunidade se faz presente em nossas vidas. Crianças que deveriam estar em escolas, estão nas ruas praticando atos violentos semelhante a adultos. Situação está que se apresenta em níveis alarmantes em nosso país.

  Mesmo sendo considerado um dos países de mais rápido crescimento(país desenvolvido) , o Brasil é conhecido mundo afora por seus altos índices de criminalidade, principalmente em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, tendo, como principais causas, a miséria, falta de educação social e impunidade.

  Como já dizia os grandes filósofos(quais filosofos? Cite pelo um para comprovar seus argumentos): ''Cada indivíduo está condicionado ao meio em que vive''; mostra que, vivendo em um país onde a lei é ''fraca'' em suas determinações, cada pessoa, por mais imatura que seja, acredita na impunidade e continuará a praticar os atos ilícitos já antes praticados.

  Mesmo não tendo idade para responder a crimes cometidos, ''crianças'' de 16 anos, segundo a lei, possui idade suficiente para tomar decisões importantes como votar e escolher a profissão que quer praticar pro(pelo) resto da vida.

  Resultado de politicas mal elaboradas, punições para jovens infratores, no Brasil, deveriam ser semelhantes as praticadas em países de primeiro mundo, como os Estados Unidos. Portanto, programas de diminuição da miséria, de aumento da educação social e melhorias na qualidade de ensino nas escolas públicas, punições severas para qualquer ato comentido contra a sociedade são medidas cabíveis, para que, a longo prazo, possamos reduzir crimes cometidos por jovens.

Comentários do corretor


Seus argumentos são bons,porém utilize dados históricos,citações,retrospectivas para sustentá-los.Atente-se aos pequenos erros de concordância. Tente trabalhar melhor sua conclusão,para soluções eficazes acerca do tema.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente