Redução da maturidade, aumento da responsabilidade - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 15/02/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A violência vem(tem) crescendo(crescido) a cada dia no país, não cometida somente por adultos, mas também por menores e na maioria das vezes por motivos fúteis. Brigas e discussões no trânsito, em festas e nas ruas, estão acontecendo cada vez com mais frequência.

Conseguimos ter essa percepção à partir da mídia que nos fornece informações sobre os acontecimentos do cotidiano, mas que também não deixa de ser um elemento negativo, já que a mesma faz uso de programas e propagandas para induzir pessoas de todas as idades.

Em alguns países a maioridade começa mais cedo, como  na Alemanha que se inicia aos quatorze anos, ou em Portugal que começa com dezesseis, o que não ocorre no Brasil, onde o jovem atinge a maioridade aos dezoito anos, mas esse fator não está interferindo muito no pensamento dos jovens, e mesmo se a maioridade fosse reduzida não iria incentivar  uma mudança, uma vez que o problema central não está na idade de quem pratica as infrações. Um exemplo desse aumento é o fato de que os presídios e casas de detenção estão cada vez mais cheios(sempre lotados).

Mesmo pessoas com mais de dezoito anos já não sentem mais tanto o peso em relação às punições, uma vez que existem várias brechas nas leis brasileiras.(Períodos desarticulado,reorganize suas ideias)

Assim, podemos concluir afirmando, que o problema no índice de crescimento da violência não está na maioridade, mas sim em outros fatores como na falta de informação, preparação, segurança e estrutura, tanto familiar como social, para assim começarmos a superar esse problema que envolve todas as idades e interfere na vida de toda a população.

Comentários do corretor


Você argumentou superficialmente acerca do tema. Trabalhe melhor suas ideias e organização dos períodos.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 0.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 3.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente