A violência vem(tem) crescendo(crescido) a cada dia no país, não cometida somente por adultos, mas também por menores e na maioria das vezes por motivos fúteis. Brigas e discussões no trânsito, em festas e nas ruas, estão acontecendo cada vez com mais frequência.
Conseguimos ter essa percepção à partir da mídia que nos fornece informações sobre os acontecimentos do cotidiano, mas que também não deixa de ser um elemento negativo, já que a mesma faz uso de programas e propagandas para induzir pessoas de todas as idades.
Em alguns países a maioridade começa mais cedo, como na Alemanha que se inicia aos quatorze anos, ou em Portugal que começa com dezesseis, o que não ocorre no Brasil, onde o jovem atinge a maioridade aos dezoito anos, mas esse fator não está interferindo muito no pensamento dos jovens, e mesmo se a maioridade fosse reduzida não iria incentivar uma mudança, uma vez que o problema central não está na idade de quem pratica as infrações. Um exemplo desse aumento é o fato de que os presídios e casas de detenção estão cada vez mais cheios(sempre lotados).
Mesmo pessoas com mais de dezoito anos já não sentem mais tanto o peso em relação às punições, uma vez que existem várias brechas nas leis brasileiras.(Períodos desarticulado,reorganize suas ideias)
Assim, podemos concluir afirmando, que o problema no índice de crescimento da violência não está na maioridade, mas sim em outros fatores como na falta de informação, preparação, segurança e estrutura, tanto familiar como social, para assim começarmos a superar esse problema que envolve todas as idades e interfere na vida de toda a população.
Comentários do corretor
Você argumentou superficialmente acerca do tema. Trabalhe melhor suas ideias e organização dos períodos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 3.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |