Maioridade penal e a consciência dos próprios atos - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 14/02/2013

Status:

Corrigida
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A discussão sobre a maioridade penal no Brasil levanta diversos questionamentos. Há pessoas que opinam por uma mudança, há também outras que acham a idade atual, dezoito anos, justa. A questão é que a violência no nosso país está cada vez mais caótica e há uma incidência de "menores infratores" muito grande inserida nela. Será que realmente menores de dezoito não podem ser responsáveis por seus atos?

    Por volta dos dezoito anos uma pessoa já está tomando decisões importantes em sua vida e já se encontra apta para isso. Por exemplo, é em torno dessa idade que normalmente um jovem tenta ingressar em alguma universidade. Nesse momento ele já tem plena consciência de que está em busca de algo que provavelmente fará durante toda sua vida. Então, como alguém que possui capacidade de fazer esses tipos de escolhas não tem consciência sobre as leis que rege uma sociedade? É óbvio que ela está ciente de tudo.

      Sabendo que menores de dezoito anos possuem mentalidade suficiente para diferenciar o certo do errado, não há necessidade de deixar livres criminosos que se aproveitam de sua idade para infrigirem (infringirem) a lei sem serem punidos. Apesar de as penitenciárias já estarem lotadas e de não resolverem o problema sobre educação "dada" aos infratores, é inaceitável utilizar tais argumentos para não diminuir a idade da maioridade penal.

    Sem dúvida, o problema da violência não abrange somente a idade do indivíduo, mas diversos fatores, como a desigualdade social, as formas das punições para os crimes e outros; porém, (uso de vírgula) se deixarmos (utilize a 3ª pessoa) de curar uma ferida pensando nas tantas outras que há, nunca vamos (utilize a 3ª pessoa) estar totalmente curados (utilize a 3ª pessoa). Então, diminuir  essa idade já será um grande passo para a busca da solução da violência em nosso país.

Comentários do corretor


Seus argumentos são claros, porém procure citar fontes para reforças suas ideis.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente