Educar para não Punir - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 14/02/2013

Status:

Corrigida
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  De acordo com o Art. 228 da Constituição Federal, um jovem atinge a maioridade penal aos 18 anos e torna-se inteiramente responsável por seus atos. E, aquele que possuir uma idade inferior é julgado pelo ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), que faz o uso de penalidades denominadas de “Medidas socioeducativas”.

Desde 1999 a proposta para a redução de a (da) maioridade estar (está) intacta no Congresso. Os que defendem argumentam a tamanha tolerância por parte do ECA perante ao (aos) infratores. Em países como Inglaterra e Estados Unidos, não há idade mínima para aplicação de penas, contudo, diferentemente do Brasil, são países que possuem um nível de educação elevada comparada a sexta economia do mundo.

Milhares de adultos lotam presídios em situações precárias, o que garante ser diferente com jovens? E, onde encaminharão estes, sendo que no Brasil a superlotação prisional é, talvez, o mais grave dos problemas que aflige o sistema penal brasileiro? São questionamentos que devem ser levados em consideração antes de sugerir tamanha mudança em uma Constituição. Pois, encarcerar jovens não nos trará paz e segurança e sim, camuflar a questão.

Os responsáveis por cerca de 10% dos crimes cometidos no Brasil seriam (de) adolescentes, fortalecendo as propostas para a redução de maioridade. Alegam quem apóia (apoia) a lei que os jovens não são dotados de plena cidadania e direitos, além de não serem responsabilizados pelas transgressões que cometem.

Portanto, necessita-se intensificar as medidas já existentes mostrando a plenitude dos direitos civis aos jovens infratores e uma educação rica proporcionada pelo governo. Ademais, faz se válido voltar e analisar a famosa frase do célebre Pitágoras: “Educai as crianças e não será preciso punir os homens.”

Comentários do corretor


Seus erros são totalmente irrelevantes. Seus argumentos são ótimos, você citou fontes e comprovou que está a par da situação, além de ter proposto uma solução. Parabéns.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 10


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente