Uns pelos outros - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 13/07/2012

Status:

Corrigida
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A inserção social dos negros sempre encontrou obstáculos no Brasil. Mesmo após a abolição da escravidão, devido à carência de políticas de inclusão na sociedade, os negros foram vítimas de exclusão social, o que parecem enfrentar [enfrentam] até os dias atuais. Tal fato é ratificado pela ainda visível disparidade econômica e educacional entre brancos e negros.
Segundo Gilberto Freyre, a carga cultural que os povos africanos contribuíram ao povo brasileiro é extraordinária, abrangendo desde a culinária até o modo arrastado de falar. No entanto, tal contribuição cultural não foi acompanhada de reconhecimento social, de modo que os negros foram vítimas de duradouro processo de exclusão social. Embora essa situação dê vistas de melhora diante, por exemplo, da eleição de negros para cargos importantes, ainda conservamos certo caráter alheio ao processo de igualdade racial. Implicitamente, nas coisas mais simples, como no pequeno número de negros em papéis importantes de filmes ou novelas, pode-se ainda encontrar resquícios de desequilíbrio racial.
De fato, todo esse contexto histórico atribui à sociedade uma “dívida social” com os negros. Tais grupos necessitam de mecanismos de inserção social, numa tentativa de igualar oportunidades. Diante dessa perspectiva, as ações afirmativas representam a esperança de grupos ainda marginalizados se inserirem no ensino superior, com o objetivo de obter base acadêmica, ponte para ascensão social. Não se trata de facilitar chances, mas de igualar chances que já começaram de forma desigual.
No entanto, é preciso lembrar o caráter mediador e temporário das cotas. Os mecanismos afirmativos devem ser associados a políticas de retificação da educação básica brasileira, de forma que, num futuro tangível, todos sejam submetidos a [à] educação de qualidade e as cotas raciais não sejam mais necessárias.
Dessa forma, as cotas raciais são válidas, uma vez que tentam saldar um débito social histórico e possibilitam o vislumbre de um futuro mais equilibrado socioeconomicamente. Apesar disso, elas devem vir acompanhadas de esforço governamental visível no sentido de igualar oportunidades e oferecer educação de qualidade a todos os jovens, não podendo, em nenhuma hipótese, ser utilizadas para escamotear desequilíbrios sociais existentes entre brancos e negros. Mais que políticas de auxílio, as cotas devem ser entendidas como passaporte para um país mais igualitário.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto foi bem escrito e teceu boas colocações em torno da problemática do tema. Parabéns! Contudo, para chegar à excelência total é preciso extrapolar o recorte temático e saber mobilizar diferentes vozes para compor a análise.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente