Branco,Negro,Índio,qual a diferença? - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 12/07/2012

Status:

Corrigida
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Os negros e índios, possuem [índios possuem] cotas para ingressar numa universidade federal.Porém  [vírgula] não são todos que gostaram disto.Algumas pessoas dizem que é para equilibrar,outras para diferenciar.As cotas ajudaram muitos negros e índios a ingressar numa universidade.Mas  [vírgula] será que um país tão preconceituoso como o Brasil, seria a cota a melhor opção,para [opção para] igualar as raças?

Os negros são a maior parte da população brasileira,e [brasileira e] a menos ajudada.As cotas foram feitas para tentar equilibrar a entrada de negros e brancos nas universidades federais.O negro possui as condições de vida precária por causa do passado da sua raça.Segundo Luiz Fux, ministro do STF  [vírgula] "A opressão racial dos anos da sociedade escravocrata brasileira deixou cicatrizes que se refletem na diferenciação dos afrodescendentes.".A quantidade de brancos em uma universidade é muito maior do que a de negros.Segundo Rosa Weber, ministra do STF,o que influencia na criação de cotas é o desequilíbrio entre as raças.

Os indígenas,possuem [sem vírgula] um passado muito complicado em relação a [à] educação,depois da maioria dessa raça ser dizimada,os índios foram obrigados a ser "humanizados",porém ao fazer uma universidade federal era muito difícil um índio ingressar,então foi criado as cotas para índios devido a isso.Sabendo que os índios possuem uma pequena população no nosso Brasil e todos os brasileiros independente de raça precisa de uma educação de qualidade.Nós temos uma nação miscigenada,portanto  [vírgula] todas as raças devem possuir o seu direito de ingressar em uma universidade federal.

A única maneira que o Brasil achou para equilibrar a ingressão de raças nas universidade federais foi o sistema de cotas.Porém  [vírgula] não foi concebido bem por todos.O brasil [Brasil]poderia dividir o numero [número]total de vagas das universidades e dividir entre as raças,todos ficaram [ficariam] mais satisfeito,e o respeito e o progresso seria mantido no Brasil.

Comentários do corretor


Você apresentou seu ponto de vista em torno do tema, contudo seu texto não estabeleceu uma linha argumentativa plausível e consistente que comprovasse sua tese acerca da questão e retirasse seu texto do senso comum. Apresente argumentos bem fundamentados! Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
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