O paradoxo brasileiro - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 12/07/2012

Status:

Corrigida
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Vivemos num país mestiço, ou seja, a mistura de raças no Brasil é uma característica marcante. A precariedade no ensino da rede publica [pública] obriga o governo a estabelecer programas para esses estudantes, fazendo com que eles tenham benefícios e condições de entrar nas universidades, tentando minimizar a desigual concorrência entre alunos de rede publica e privada nos vestibulares.
A diversidade de raças do Brasil deve-se à sua colonização. Quando os portugueses atracaram suas navegações na América, só existiam índios, depois vieram europeus, escravos negros, enfim, ao longo do tempo com mudanças e fatos históricos, a mistura de todas essas raças criou a identidade de nossa nação.
Diante da identidade do Brasil, fica difícil compreender como identificar uma pessoa negra. Ao longo do tempo [vírgula] várias manifestações foram feitas a fim de quebrar preconceitos raciais dentro da sociedade, visto que somos todos iguais e temos a mesma capacidade de aprendizado. Chega a ser paradoxal a atitude dos governantes de criar um modelo de ação afirmativa em universidades publicas [públicas] para negros diante de nossa realidade.
Pessoas que tem [têm] estudo, instrução, um ser humano crítico, tem consciência de seus direitos, sabe [saber] fazer escolhas nos cenário social, politico e econômico. Mas para ser um ser pensante e crítico é necessário EDUCAÇÃO de qualidade. Talvez esse seja um dos motivos pelo qual, os [sem vírgula] que governam o país adotem medidas ao passo de tartaruga para melhorar o ensino publico no Brasil. E para lograr, acabam criando essas medidas de cota com a desculpa de estar dando às pessoas de classe social baixa, a oportunidade de ingressar no ensino superior publico.
É necessário que sejam tomadas medidas de melhoria revolucionaria no Brasil com relação à educação, fazendo com que brancos, negros, amarelos, pardos, ricos e pobres tenham os mesmos direitos de ensino superior e possam concorrer em igual nível de aprendizado. Ai sim, estaremos sendo justos com os negros, dando oportunidades aos pobres e construindo uma nação mais rica.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez colocações pertinentes, contudo não conseguiu estabelecer uma discussão que extrapolasse o recorte temático. Dessa forma, amplie sua percepção crítica e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Extrapole o senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente