Cotas racias. - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 08/07/2012

Status:

Corrigida
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Anualmente as universidades brasileiras concentram boa parte de suas vagas para negros e indígenas. As conhecidas cotas raciais. Porém [vírgulaesse tratamento “diferenciado” entre negros e brancos trás [traz] o antigo fantasma do preconceito racial existente desde os primórdios de nossa colonização. Há décadas o Brasil vem tentando amenizar a divida [dívida] moral em relação a negros e índios. É inegável a exploração ocorrida a essas raças durante longo período. Contudo [vírgulatratá-los como seres diferenciados só mostra claramente o preconceito decorrente de geração á [a] geração.

A reserva de cotas para essas raças, não [sem vírgula] ameniza a desigualdade racial, ao contrário [vírguladivide ainda mais a sociedade. A constituição brasileira diz que todas as raças são iguais perante a lei. Sendo assim [vírgulaas chances entre negros e brancos de entrarem em uma universidade deveriam ser iguais. Uma vez que, todos [sem vírgula]  têm capacidade de aprendizado, e [sem vírgula] a única coisa variante entre cada pessoa é a força de vontade de conquistar as metas pessoais.

Uma medida correta seria reservar uma boa quantidade de vagas para a população desfavorecida. Pois sabemos que a rede pública de ensino não é satisfatória. E aumentar o número de vagas em instituições públicas é outro método satisfatório, levando em consideração que as universidades Federais atendem apenas um terço da população estudantil, o que inviabiliza os estudantes mais pobres a cursarem uma universidade.
Por fim, é importante que as universidades mantenham sua seleção por um mérito democrático, sem adoção de cotas raciais. E que governo assuma suas “responsabilidades históricas” sem prejudicar o outro lado da população que assim como os grupos discriminados também lutam pela sonhada vaga na universidade.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e validar sua tese. Extrapole o senso comum! No mais, atente-se às regras de uso da vírgula!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente