Políticas afirmativas nas universidades públicas brasileiras - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 05/07/2012

Status:

Corrigida
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A Constituição Federal do Brasil consagra que todos os cidadãos são iguais perante a lei em direitos e deveres e que toda discriminação e preconceito devam ser combatidos e repudiados com veemência, no entanto, essa igualdade é relativa, pois tratar de forma igual grupos que sempre estiveram claramente em situação de desvantagem histórica pode gerar ainda mais injustiças.

Foi com base nesse princípio [vírgula] que é conhecido como “discriminação positiva” [vírgula] que o Supremo Tribunal Federal recentemente declarou a legalidade das cotas para negros nas universidades públicas. Essa ação foi proposta por candidatos que se sentiram prejudicados e preteridos pela referida política afirmativa adotada pela Universidade de Brasília e na referida ação se questionava que a adoção de critérios meramente raciais afrontava o texto constitucional que ampara a igualdade de direitos e sob esse aspecto repudia qualquer tipo de preconceito ou discriminação racial no exercício dos direitos individuais.

Os números de pesquisas só vem [vêm] a confirmar o que já é público e notório em relação a [à] discrepância entre a porcentagem da população negra existente no Brasil e a cor da pele dos que cursam ou já cursaram uma universidade. Essa diferença na formação reflete diretamente no mercado de trabalho, onde se observa que os negros ocupam funções desvalorizadas tanto no âmbito social como no político, basta observar a cor da pele dos que exercem cargos na Administração Pública em todos os níveis de governo para constatar que a democracia racial ainda é uma farsa no Brasil.

Portanto, mm [em] nenhum momento houve afronta ao texto constitucional por parte das universidades públicas que adotaram essas políticas afirmativas, visto que a decisão favorável às cotas pelo Supremo Tribunal Federal está amparada no princípio de que cabe ao Estado Brasileiro a formulação de políticas afirmativas que visem a [à] inclusão de grupos marginalizados, inclusão esta que deve ser observada em todos os níveis da sociedade.

Comentários do corretor


Suas colocações retrataram bem o tema proposto e é notável um projeto de texto bem definido. Contudo,  realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para validar sua tese, enriquecer sua produção e extrapolar o recorte temático.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente