Cotas raciais, a imagem de mais transtorno e desigualdade - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 05/07/2012

Status:

Corrigida
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O sistema de cotas raciais, aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesse ano, que reserva parte das vagas das universidades e institutos federais para “negros” [vírgula] reascendeu a polêmica sobre o verdadeiro valor que esse acontecimento irá conceber ao Brasil. Se de um lado essas cotas levariam à inserção do “negro” nessas instituições, com sua maior participação nelas, de outro[vírgula] levaria a uma reafirmação da grande desigualdade e a não entrada dessa classe na sociedade, sendo ainda mais subjugados.

É bem verdade que a situação histórica dos “negros” nos Estados Unidos foi bastante conturbada e indignante. Muitos eram tratados como seres inferiores e não merecedores de dignidade. A presença do grupo Klu-Klux-Klan nessa história tendeu a acentuar - e mais do que isso, a adentrar - a inferioridade da pessoa de raça negra. Um sistema de cotas para amenizar as desigualdades a que os “negros” são submetidos, fruto desse caso, por exemplo, contribuiria, sem dúvida, não só para destruir a imagem dessas pessoas, mas também aumentaria a grande desigualdade social e racial, ficando esquecidos nessas sociedades.

Além disso, como se sabe, nas instituições acadêmicas há um forte predomínio de pessoas brancas. Porém, “negros” são vistos e estão cada vez mais presentes e, talvez, mais inseridos nesse “universo de brancos”. Adotar uma política cotista, como a aprovada recente [recentemente], desvalorizaria imensamente essa “inserção pacífica”, e [sem vírgula] aumentaria o terrível preconceito contra a raça negra. Ainda que essas pessoas, na situação atual, possam não ter prestígio social, com posições inferiores, no que tece [tece a] um bom emprego, por exemplo, estamos vivendo, nos últimos tempos, com o aumento dessa colocação na sociedade.

Desde o tempo do Brasil colonial, no qual o sistema escravista de negros africanos era predominante, as desigualdades entre raças eram evidentes. As diferenças encontradas hoje são, sem discordância, originadas desse tempo, refletindo nos mais diversos aspectos da vida daquelas pessoas essas características. O “Movimento dos Acorrentados”, o qual pessoas de cor negra ficaram acorrentadas, protestando, recentemente, na USP, pela aprovação das cotas, refletiu o quanto nosso sistema de governo precisa melhorar, pois aprovar cotas para “negros” pode carregar consigo um terrível – e ameaçador – caminho na busca pela igualdade.

Assim sendo, não é de modo abrupto que diminuiremos as desigualdades entre brancos e negros. É fundamental, por que não essencial, aumentar as vagas nas universidades e institutos federais, além de melhorar todo o ensino no nível médio, para que, assim, todos, sem distinção, possam ter acesso ao conhecimento do ensino superior. Portanto, esperemos que o espírito revolucionário de Luther King (líder da revolução negra nos EUA), no que diz respeito a uma política saudável de integração, possa se sobrepor aos resquícios do preconceito do Klu-Klux-Klan em nossa sociedade, estimulando “um Brasil justo”.

Comentários do corretor


 

Suas colocações retrataram bem o tema proposto e é notável um projeto de texto bem definido. Contudo, atente-se às regras de uso da vírgula e cuidado com períodos longos a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto. Além disso, cuidado com a extensão de sua produção.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente