Cotas Raciais: Dívida ou Favor? - Banco de redações


Cotas Raciais

Enviada em: 04/07/2012

Status:

Corrigida
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Racismo,discriminação,preconceito,etc. Essas são algumas das palavras utilizadas pelas pessoas que não são a favor das cotas raciais, porém não é o que pensa o STF, que votou por unanimidade a favor das cotas, mas, e o que pensa os mais de 190 milhões de brasileiros em relação a isso? Será realmente uma forma de benefício ou uma forma de facilitar a entrada de negros, pardos e indígenas as [nas] universidades brasileiras?

O Brasil utiliza o sistema de cotas desde do [o] ano 2000 para permitir a entrada de negros, indígenas e oriundos de escola pública ao ensino superior,porém cada universidade tem seu próprio critério para aprovar os candidatos cotistas que precisam provar sua origem étnica passando por entrevistas para conseguirem seu ingresso nas universidades brasileiras que reservam parte de suas vagas a essa categoria.

O assunto tem seus prós e contras,pois alguns acreditam que esse tipo de cotas não é uma forma válida e aplausível para se ingressar em uma universidade [vírgula] valendo-se de que todos possuem a mesma capacidade intelectual de conseguir a sua aprovação e que contextos étnicos não interferem na aquisição dos candidatos ao ensino superior, porém uma outra parte da população acredita que o sistema de cotas raciais possa ser de grande vália [valia,] pois as oportunidades que os negros,pardos e indígenas possuem são muito pequenas em relação a [à] quantidade de brancos que garantem sua entrada nas universidades públicas.

Esse polêmico assunto nos faz pensar também nos estudantes oriundos de escola pública onde se torna mais comum a prática de reserva de vagas cotistas e o seu funcionamento,alcançando em algumas universidades até mesmo 70% das vagas, o que não é ruim[vírgula] sabendo-se que a maior parte da população brasileira vêm [vem] de ensino público, que infelizmente ainda é precário e insatisfatório.

Independentemente de contexto étnico,cultural,econômico ou até mesmo social [vírgula] o ser humano possui uma capacidade intelectual gigantesca para alcançar seus objetivos e metas,não necessitando de favores ou bônus.Se o sistema de cotas beneficia ou não negros,pardos e indígenas não sabemos,mas cabe aos políticos aprimorar,melhorar e beneficiar a todos, isso mesmo a todos,com uma universalidade educacional democrática e justa.

Comentários do corretor


Suas ideias retrataram a problemática imposta pelo tema. Contudo, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua argumentação e validar sua tese.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente