O ato de desobediência civil tem como objetivo se opor a autoridades e/ou leis injustas, porém sem usar de nenhuma violência para sustentar o manifesto [vírgula] exigindo responsabilidade, seriedade e respeito daqueles que aderem à causa.
As injustiças legislativas são uma realidade tanto do passado quanto do presente, necessitando assim que a sociedade lute por seus direitos usando apenas a verdade para justificar seus atos e nunca usar a violência como protesto em uma desobediência civil.
Martin Luther King, em sua luta contra as leis injustas impostas aos negros dos Estados Unidos, desobedecia às mesmas e por causa disso chegou a ser preso, mas nunca usou a violência para alcançar seus objetivos, sempre usou coerência querendo a igualdade racial e a aprovação no congresso das leis dos direitos civis e do direito ao voto conseguindo o feito depois do discurso "Eu tenho um sonho".
Á exemplo no Brasil [vírgula] estudantes de todo o país realizaram um movimento na década de 90, com o intuito de tirar do poder o então presidente Fernando Collor de Melo cujo estava em envolvido em diversos esquemas de corrupção e apenas protestando pacificamente conseguiram derrubar o governo Collor.
A história mostra que em diversos casos, sem usar de nenhum ato de violência, as injustiças foram derrotadas beneficiando a todos [vírgula] ao contrario [contrário] do que acontece com guerras civis, cabe à sociedade lutar por seus direitos com paciência e não usando protestos e manifestações como justificativa para violência.
Comentários do corretor
Você apresentou boas ideias em relação ao tema. Porém, vá além de uma abordagem superficial e simplista ao estabelecer uma linha argumentativa plausível que comprove sua tese e retire seu texto do senso comum. Amplie seus argumentos para explorar as diversas possibilidades de ideias que o tema favorece e, assim, chegar à excelência. Sucesso !
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |