Existem diversas maneiras, de [sem vírgula] cada cidadão manifestar o seu direito de obter uma sociedades mais justa, onde todas as pessoas, possam [sem vírgula] ter direitos e deveres iguais, perante [sem vírgula] a justiça, mas para conseguir a justiça, não é preciso lutar fisicamente, e sim não apoiar a lei, esse tipo de manifestação chama – se Desobediência civil, que foi proposta em 1848 por Henry David Thoreau.
Desobediência civil, é [sem vírgula] o ato de não obedecer a lei, de ir contra qualquer lei que aos olhos da população seja injusta, mas para que isso ocorra, é preciso juntar uma grande quantidade de seguidores, haja vista que é necessário mostrar que a lei é injusta, não só para uma pessoa e sim varias [várias], ou seja, para que os legisladores a modificam. Por isso [vírgula] se chama desobediência civil, porque individuo [o indivíduo] que a pratica, acredita estar cumprindo com o seu direito de cidadão e isso inclui também, o [sem vírgula] ato de não agressão física e sim protestos passivos, que não causem danos a [à]sociedade.
Vale a pena ressaltar que, a [sem vírgula]desobediência civil já foi praticada anteriormente, por pessoas que fizeram a diferença em sua época, na luta por justiça, como por exemplo, a norte americana [norte-americana], Rosa Parks, que lutou contra o preconceito racial ente brancos e negros.
No entanto, esse tipo de manifestação é justa e eficaz, na luta por uma sociedade mais justa
Comentários do corretor
Você fez colocações pertinentes, mas não conseguiu estabelecer uma linha argumentativa plausível e consistente que levassem a uma boa discussão e reflexão acerca da problemática do tema, seus argumentos estão muito vinculados ao senso comum. Atente-se às regras de uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentido de seu texto. Não se separa sujeito de verbo.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |