Os nobres eram proprietários da maior parte do capital, porém, somente os pobres pagavam impostos. Esse foi o motivo de muitas revoltas. Cabe aos injustiçados, em busca de uma vida melhor, ir de encontro às leis?
O primeiro passo dos descontentes é exibir ao governo, em forma de protesto, os seus objetivos. Contudo, nem sempre os pedidos do protesto são realizados. Logo, os manifestantes são obrigados a fazer apelos morais, prejudicando terceiros, ou ir contra a lei.
Manifestações em forma de apelo moral não é desobediência civil. Porém, é injusto, pois afeta outros grupos. Um exemplo é a greve dos professores em Santa Catarina [Catarina]. Esses têm como objetivo o aumento salarial. Para conseguir o aumento, os professores pararam de ir às aulas. Entretanto, os principais prejudicados são os alunos.
A violência e a destruição do patrimônio público são características da forma de protesto que desobedece à lei, O que leva à prisão dos revoltosos. Portanto, dificilmente traz resultados positivos à causa da revolta.
Ir de encontro à lei por uma vida justa, portanto, é viável desde que seja a última opção e não prejudique terceiros. Os manifestantes devem optar por protestos seguros e convincentes. Dessa forma, conseguirão realizar seus objetivos e deixar de lado a violência.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática imposta. No entanto, faltou uma linha argumentativa plausível que explorasse de forma crítica e analítica o conceito de Desobediência Civil em si. Realize também um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação e enriquecer sua produção. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |