No mundo em que vivemos atualmente, está cada vez mais raro encontrar notícias que não estejam relacionadas a guerras e violência. Muitas nações acreditam que para defender os seus objetivos sociais, culturais e religiosos de leis injustas é preciso utilizar-se de recursos violentos. Mas a verdade é que existe outro meio viável para conquistar a justiça, através de manifestações pacíficas.
Essas manifestações pacíficas, também chamadas de Desobediência Civil, são caracterizadas por mobilizações de um determinado povo que não tem a intenção de seguir uma determinada lei ou ação do governo que considera injusta. Para isso, age com discernimento e responsabilidade, preservando a vida de todos que apoiam o movimento.
Grandes líderes lutaram por seus objetivos dessa maneira e entraram na história, como Mahatma Gandhi, que sempre buscou manter a paz. Assim, conseguiu evitar conflitos e tornou-se uma referência mundial na tentativa de defender o seu povo, aderindo a essa ideia pacífica.
Seguindo o seu exemplo, outros também adotaram essa forma de não apoiar o governo, como Martin Luther King, e [vírgula] atualmente [vírgula] o ativista Anna Hazare, que opta por fazer constantemente greves de fome durante o ano para pressionar o governo a mudar suas leis injustas.
Portanto, diante desses exemplos e de tanta guerra existente, é justo que manifestantes desobedeçam as [às] ordens e lutem a favor dos seus direitos sem utilizar a violência. Adotando esse método, muitas guerras e mortes poderão ser evitadas no futuro.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto está claro e bem escrito, além de ter feito colocações pertinentes. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força a sua argumentação ao torná-la mais persuasiva e convincente. Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |