Quando se fala em Mahatma Gandhi e Martin Luther King nos vem na cabeça primeiramente a figura de pessoas ilustres que lutaram bastante para conseguir o sonho de viver em uma sociedade justa e que existisse igualdade social, embora também tivessem que passar por sofrimentos e por algum tipo de repreensão. É a isso que se refere a [à] desobediência civil, contrariar leis burocráticas e que no papel são corretas [vírgula] mas que prejudicam a sociedade, daí que começa a surgir pessoas que estão dispostas a lutar por uma sociedade mais justa, e a reinvidicar [reivindicar] contra leis ou formas gorvernamentais [governamentais].
Resultado desse tipo de movimento destacam-se muitos casos, Mahatma Gandhi [vírgula] por exemplo [vírgula] retrata bem o assunto, em 1947 [vírgula] quando os ingleses concederam a independência da Índia aconteceu vastas mudanças na vida nos [dos] indianos e dos ingleses também . A indepência [independência] na Índia só foi possível graças a garra e determinação de Mahatma Gandhi e de seus seguidores, que lutaram por muitos anos, até conseguirem seu objetivo. É importante lembrar que os praticantes da desobediência civil não são de acordo com a pratica [prática] da violência. Martin Luther King, outro exemplo de um “desrespeitador” da lei, foi o principal líder pacifista norte-americano, pois nunca desistiu de seus sonhos e ideais. Viveu numa época em que predominava o preconceito e a discriminação racial, por ser negro sentiu na pele o que era ser tratado como se não fosse humano, julgado apenas pela cor da pele. Por volta de 1954 [vírgula] quando iniciou suas atividades chegou a ser preso e torturado várias vezes, mesmo assim não desistiu e mobilizou muitas pessoas que marchassem [para marchar] pelo fim da segregação racial, e conseguiu realizar seu o sonho e o de muita gente.
As mulheres também tiveram que lutar muito para conseguir seu papel de hoje, pois a [há] alguns anos atrás não estavam nem um pouco satisfeitas em não poderem trabalhar e serem submissas aos maridos, sem o direito de ter o mesmo valor do homem dentro da sociedade, embora ainda hoje exista muito preconceito em relação as [às]mulheres, tem melhorado muito a vida daquelas pessoas que não desistiram dos seus objetivos.
Desobediência civil não é pichar patrimônios públicos, nem é roubar nem matar, isso é crime e quem o comete merece ser punido. Desobediência civil se trata de se deparar com uma injustiça e mobilizar-se a favor do fim dela. A sociedade necessita de pessoas críticas e conscientes do que estão fazendo e que assim a humanidade caminhe para que exista uma democracia plena e com valores que favoreçam o bem comum de todos e todas, sejam eles brancos ou negros, isso não importa.
Comentários do corretor
Você soube tecer uma linha argumentativa plausível que retratou a problemática instaurada pelo tema. Muito bom! No entanto, preocupe-se com a clareza de sua produção, atente-se às regras de uso da vírgula e ortografia, além de evitar períodos longos. Continue lendo e produzindo! Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |