Corrupção... Você pode estar se perguntando o porquê de tanta corrupção, de tanta sujeira debaixo dos tapetes de nosso governo e de nossa sociedade...São muitas perguntas e poucas respostas. Será que a impunidade predomina no nosso país ou a corrupção já esta dentro de nós e não há como ser retirada.
Pode ser que a frase que ouvimos com tanta frequência "Somos todos corruptos" diga a verdade, nossa natureza humana é corruptível, assim fazemos "vista grossa" e tudo continua com [como] está.
Mas há outras pessoas, inclusive eu, que defendem a tese de que a corrupção só existe, por causa da impunidade, onde todo mundo sabe que ela existe em todo lugar, não só na política, e ninguém faz nada para acabar com ela, apenas assiste passivamente.
Nós, cidadãos, temos o direito de fiscalizar os nossos governantes, precisamos exercer este nosso direito e principalmente saber escolher nossos governantes e se eles não corresponderem [vírgula] temos o poder de substituir-lo [substituí-los] por outro que horem [honrem] as promessas de campanha, nós, a população temos que exigir um governo justo para todos, um governo ético, onde não se tira dos mais pobres para os ricos.
Infelizmente[vírgula] isto não acontece, quem tem mais dinheiro, ele é quem manda e nada acontece a ele, vamos mudar isto, se cada um fizer a sua parte, juntos somos imbatíveis. Esta impunidade que fere os nossos olhos, que machuca os menos favorecidos, o "EU" prevale nessa sociedade, onde o bem estar individual é muito mais importante que o bem estar coletivo.vamos mudar isso.
Comentários do corretor
Procure apresentar argumentos plausíveis que comprovem sua tese e extrapolem o senso comum. Cuidado com o uso indevido da primeira pessoa em textos dissertativos. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |