Pagamos os impostos mais altos do mundo e em troca, nossos governantes enchem os bolsos. A corrupção em nosso país já é tão comum, que parece um tipo de dever prestado por quem colocamos no poder, mas o fator determinante para que esse “ DEVER “ seja exercido por tantos governantes e há tanto tempo, seria a falta de punidade que possa ser talvez, a motivação dos feitos.
É certo que, passamos por uma fase onde nunca havia ocorrido tantos flagras de “ DEVERES” ilícitos por parte de nossos governantes, mas o que nos desmotiva e o que mais os motivam, é o fato de que, a democracia está atrás de um obstáculo denominado “ IMUNIDADE PARLEMANTAR “, que defende nossos governantes de um golpe de estado mas, [estado, mas] que também os defende da própria democracia.
Basta olharmos os noticiários enfatizando a falta de poder dàqueles [daqueles] que poderiam puní-los [vírgula] como ocorreu com um dos ultimos casos de corrupção no país, a famosa operação Satiagraha que foi dissolvida pelo Superior Tribunal de Justiça [vírgula] alegando ilegalidade na operação mesmo sob provas concretas do caso, então, porque [por que] não investigar o investigador e o investigado ?
Esses atos ílícitos que trazem tanto poblema para o país, que geram tantas faltas em nossa sociedade, não parece[m] parar por aí, com tanto poder deixado nas mãos de poucos, já está provado o quanto não funciona e que se não há lei que condene quem é da lei, então [vírgula] porque [ por que] não continuar como está ?
Comentários do corretor
Você apresentou ideias em torno da problemática do tema. Mas, preocupe-se com a clareza de sua produção e atente-se às regras de uso da vírgula a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto. Desenvolva uma linha argumentativa consistente que extrapole o recorte temático.
Ao finalizar seu texto com esse tipo de ideia, voc? derruba todos os argumentos apresentados.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |