Práticas corruptas ocorrem no Brasil de forma assustadora.É notório o uso do famoso "jeitinho brasileiro", na política, no futebol e nas simples relações do cotidiano. Todo esse processo de inversão de valores éticos retratam a ineficiência e fragilidade das leis aliadas aliada a uma questão histórica sócio cultural [histórico sócio-cultural] do país.
A negligência da fiscalização das leis gera uma sensação de impunidade.No trânsito,por exemplo,o motorista avança um sinal pois sabe que não sera [será] punido, colocando a vida de outros em risco. As práticas de transgressões às leis evidenciam que para muitos [vírgula] os benefícios particulares se sobressaem sobre os coletivos. Todo esse ataque a [à] ética desmoralizam as leis e os que cumprem, afetando o funcionamento da sociedade. Além disso, a enorme pacividade [passividade] da população com a corrupção dos políticos refletem certa similaridade do comportamento dos representantes do governo com boa parte da populaçao.
Evidencia-se que a corrupçao é uma questao histórica cultural.Um sistema igualitário e amplamente defendido na história da humanidade, como na emblemática Revolução Francesa nao se concretizou no país. A constituição brasileira foi outorgada de cima para baixo por um portugues [português] que representava o interesse de uma minoria abastada, excluindo os setores populares do processo.
Portanto,é fundamental existir maior intensifaçao do processo e maior rigidez das leis e na fiscalizaçao do cumprimento delas.Além da conscientizaçao da sociedade,para superar a inércia e combater de forma necessária à corrupção.
Comentários do corretor
Procure mobilizar uma forte linha argumentativa que comprove seu ponto de vista perante seu interlocutor. Mobilize fatos, dados, citações, acontecimentos que enriqueçam seu projeto de texto.
leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |