Uma vez, foi possível ler em um jornal impresso de Salvador, ao abordar o assunto corrupção, que uma pessoa, nos Estados Unidos, ao afirmar que a corrupção no Brasil era endêmica, o político Antônio Carlos Magalhães tomou a defesa brasileira e disse mais ou menos que chamar a nossa corrupção de doente? De jeito nenhum!
Por esse fato registrado em jornal, pode-se perceber claramente que a corrupção é inerente ao Brasil, especialmente na área da política.
Ao ler a história brasileira, escrita por Eduardo Bueno, há momentos em que Portugal, ao mandar degredados para o Brasil deixa claro que os mesmos não poderiam ser presos pelos crimes cometidos em sua terra natal e como no Brasil não existia nenhum sistema jurídico, o que quer que eles fizessem, não resultaria em punição e nem seriam extraditados de volta.
Os séculos passaram e o legado deixado pelos portugueses, aos poucos [vírgula] foi ganhando uma identidade nacional passando a ser conhecido como o “jeitinho brasileiro” tido por alguns, como algo bom, motivo de orgulho e que deve ser praticado sempre que necessário.
Mas, para aqueles que ficaram no prejuízo, o que fazer?
No início da colonização, muitos donatários perderam todo o seu investimento. Hoje, os cidadãos perdem dinheiro, principalmente àquele pago através dos impostos, os quais seriam transferidos, ao menos, para a educação e a saúde.
Presenciar as denúncias quase diárias de transferência do capital público para benefício particular de alguns: uso do dinheiro na meia, na cueca, uso de carros e aviões do Governo em viagens particulares, caronas indevidas..., virou rotina.
As caronas, quer dizer, os caras de pau, agem tranquilamente como se tudo lhes pertencessem.
Assim, conclui-se que se a saúde vai mal e a educação também, em pior estado encontra-se a consciência das pessoas que utilizam o poder público, ou qualquer outra forma de autoridade para justificar atos ilícitos como se fosse algo natural pertencente à cultura brasileira.
Comentários do corretor
Você soube apresentar seu posicionamento crítico sobre o tema. Mas, procure articular melhor suas ideias para que estas estejam relacionadas entre si de modo claro e preciso. Estruture seu texto em parágrafos e evite deixar frases soltas ao longo de sua produção.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
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