A corrupção está intimamente ligada à certeza da impunidade daquele que a pratica. Em razão disso, ocorrem inúmeros casos em nossa sociedade ligados a atos corruptivos de autoridades nas três esferas do poder.
As ocorrências ligadas à corrupção inundam o noticiário nacional, sejam elas no executivo, no legislativo ou no judiciário, essa é mais uma triste realidade brasileira. Esse mal aumenta em razão das facilidades e da troca de favores entre autoridades que não separam o bem público do particular.
Mas isso não é tudo, o tráfico de influência e o elevado número de cargos de confiança fomentam a corrupção em nosso país. Um dos exemplos é a nomeação para os tribunais de conta, uma vez que o nomeado pode evitar a desaprovação dos gastos públicos daquele que o nomeou.
Existem pessoas que acreditam que a corrupção foi herdada pelo brasileiro desde o período colonial. Esse mal não é exclusividade nossa, ele existe também em nações desenvolvidas, mas, nelas, há maior rigor nas leis. Ao contrário, no Brasil, a legislação admite recursos intermináveis e as penas não desestimulam os atos de corrupção.
Contudo, apesar do quadro desalentador, existe um projeto no Senado que pretende qualificar a corrupção como crime hediondo. Isso poderá coibir os casos de corrupção, uma vez que essa alteração imporá os rigores que esse crime precisa ter. Para tanto, a sociedade precisa incentivar esta iniciativa, já que a corrupção corroi [corrói] e desestabiliza as estruturas sociais.
Comentários do corretor
Você soube desenvolver um projeto de texto claro que soube evidenciar seu posionamento crítico acerca do tema proposto. No entanto, para chegar à excelência, é preciso validar seu posicionamento, mobilizar diferentes vozes, apresentar uma linha argumentativa consistente que extrapole o que foi proposto pelo recorte temático.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |