O presidente Janio, “o vassourinha”, prometeu varrer a corrupção do Brasil [vírgula] obviamente [vírgula] após três anos renunciou-se. Diferenciadamente[vírgula] a Dilma declarou que “cada vez que uma barata surge na sua frente, ela não pestaneja – dá-lhe logo uma chinelada mortal”. Ou seja, atrás das cortinas as corrupções continuam liberadas.
Rousseff não esta [está] apenas entre ratos e baratas, mas é a mãe desses bichos. Assim a sociedade seguindo o exemplo da sua mãe criou o “jeitinho brasileiro”, que virou corrupção. Tudo começa com a ajuda do delegado da receita federal que da [dá] “um jeito” nos seus impostos... Porem [porém] isso só se torna grave quando a mídia descobre, por exemplo, o enriquecimento inesperado de um político, como o caso de Agaciel Maia.
A mídia pode até ser considerado o quarto poder por alguns, mas atualmente anda alterando rápido de mais de noticias a noticias. Afinal [vírgula] seu objetivo é vender informações e lucrar [vírgula] mas não necessariamente resolver os problemas socioeconômicos do pais [país] . Consequentemente sobrou para nós usarmos de nosso “jeitinho brasileiro” para amenizar as dificuldades, entretanto a população esta [está] utilizando do “jeitinho” para aumentar os problemas.
Não é a falta de leis que vem aumentando a corrupção. Portanto [vírgula] é necessária uma personalidade forte que atue para combater e punir severamente os corruptos. Esses ratos acham essencial praticar corrupção; entretanto [vírgula] acabam agindo desumanamente; ao não se preocuparem com os que realmente se encontram em uma situação intrínsa [intríseca] .
Segundo a Folha[vírgula] já perdemos uma Bolívia por causa da corrupção. Em vez de ficar tentando justificar o que já passou devemos agir para poupar a vida de milhões de brasileiros. Pessoas, [sem vírgula] que se encontram mergulhadas na miséria por falta de dinheiro que corruptos desviam diariamente.
Comentários do corretor
Procure apresentar ideias claras e argumentos que comprovem seu ponto de vista. Na sua introdução você apresentaa ideias que não evidenciam a problemática que você deseja instaurar. Evite períodos longos e atente-se às regras de uso da vírgula a fim de não prejudicar a construção de sentido de se texto.
oração que não estabelece sentido. Articule-a melhor!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 0.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 0.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |