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Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 22/10/2024

Status:

Corrigida
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A “arquitetura hostil” tem como definição a maneira sutil de limitar certos acessos comuns e privados da população. (Truncamento) O que afeta pessoas em situação de rua e jovens que procuram locais públicos para recreação. Como o filósofo Heráclito Éfeso dizia, que nada é permanente, exceto a mudança, deveríamos lutar por mudanças, pois essa prática já enraizada pela nossa sociedade continuará afetando a maioria. (Formule a tese)

Primeiramente, vê-se que a situação de pessoas em rua tem sido comum, muitas vezes por falta de oportunidades e para o sociólogo Karl Marx, as desigualdades são geradas por condições econômicas anteriores ao nascimento de cada ser, ou seja, há moradores de rua que nascem nessa situação. Mas (Ideia de truncamento) a falta de intervenção do Estado, (Sem vírgula) gera também a falta de um lugar específico no qual essas pessoas poderiam se alimentar, dormir e descansar. Por isso a sociedade começou a encontrar maneiras de barrar ou limitar o acesso de certos locais públicos e até mesmo privados. (Melhore a construção dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, nota-se o número de jovens que procuram um local de recreação, como por exemplo, skatistas, ou seja, está faltando um local no qual os mesmos possam se divertir e praticar o esporte. Assim evitando que atrapalhem locais comuns e públicos no qual a população frequenta e assim diminuir também a questão da arquitetura hostil, que gera a desigualdade social, pois está ali para limitar este grupo de jovens. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, os governadores dos estados (Vírgula) juntamente dos prefeitos de cada município, devem criar a iniciativa de projetos no qual ampare pessoas em situação de rua e estes grupos de jovens skatistas, para que os mesmos tenham locais adequados para frequentar e assim quebrar essa barreira de desigualdade social promovendo a mudança que Heráclito cita. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)

Comentários do corretor


Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Bom estudo. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200