A “arquitetura hostil” tem como definição a maneira sutil de limitar certos acessos comuns e privados da população. (Truncamento) O que afeta pessoas em situação de rua e jovens que procuram locais públicos para recreação. Como o filósofo Heráclito Éfeso dizia, que nada é permanente, exceto a mudança, deveríamos lutar por mudanças, pois essa prática já enraizada pela nossa sociedade continuará afetando a maioria. (Formule a tese)
Primeiramente, vê-se que a situação de pessoas em rua tem sido comum, muitas vezes por falta de oportunidades e para o sociólogo Karl Marx, as desigualdades são geradas por condições econômicas anteriores ao nascimento de cada ser, ou seja, há moradores de rua que nascem nessa situação. Mas (Ideia de truncamento) a falta de intervenção do Estado, (Sem vírgula) gera também a falta de um lugar específico no qual essas pessoas poderiam se alimentar, dormir e descansar. Por isso a sociedade começou a encontrar maneiras de barrar ou limitar o acesso de certos locais públicos e até mesmo privados. (Melhore a construção dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, nota-se o número de jovens que procuram um local de recreação, como por exemplo, skatistas, ou seja, está faltando um local no qual os mesmos possam se divertir e praticar o esporte. Assim evitando que atrapalhem locais comuns e públicos no qual a população frequenta e assim diminuir também a questão da arquitetura hostil, que gera a desigualdade social, pois está ali para limitar este grupo de jovens. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, os governadores dos estados (Vírgula) juntamente dos prefeitos de cada município, devem criar a iniciativa de projetos no qual ampare pessoas em situação de rua e estes grupos de jovens skatistas, para que os mesmos tenham locais adequados para frequentar e assim quebrar essa barreira de desigualdade social promovendo a mudança que Heráclito cita. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Bom estudo.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |