Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 13/10/2024

Status:

Corrigida
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A Constituição Federal de 1988 garante aos cidadãos diversos direitos, entre eles, o de moradia digna. Entretanto, no Brasil, a arquitetura hostil impossibilita que essa lei seja praticada, pois, uma parcela da sociedade encontra-se vivendo em situações precárias, sem ter onde morar, e quando encontra um habitat é expulso. Diante dessa problemática, são consequências visíveis a exclusão de grupos vulneráveis e a desigualdade social. Sendo assim, tal desafio deve ser abolido. (Muito bem. Formulou a tese)

Nesse viés, é notório que parte da sociedade é excluída por não possuir uma boa condição de vida, o que torna mais difícil sua participação socioeconômica. Analogamente, na novela "Chiquititas", os personagens Mosca, Rafa, Pata e Binho, ainda crianças, vivem abandonados na rua, não podendo desfrutar de um lar e nem educação básica, sofrendo maus-tratos, violências e vivendo em habitações precárias. Ademais, no mundo contemporâneo, comunidades vivem situações como a dos personagem, tendo, por exemplo, que pedir comida e dinheiro no semáforo, cenário comum em grandes cidades. Desse modo, torna-se necessário a inclusão desses povos na sociedade. (Melhore a relação entre a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, enquanto pessoas desfrutam de alta qualidade de vida, outras se encontram desabrigadas, por exemplo, morando debaixo de pontilhões, sofrendo agressões e preconceitos. Nessa lógica, o livro de José Saramago "Ensaios sobre a cegueira", retrata como certos problemas são invisíveis perante ao governo. Desse modo, consoante com  ao pensamento do autor, é visível como esses problemas são ignorados na sociedade, por isso, é urgente que essa desigualdade torne-se uma equidade.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, há a necessidade premente de tornar o mundo mais inclusivo e igualitário. Dito isso, o governo, agente de poder político-administrativo, deve criar programas de acolhimento às comunidades carentes, com cursos, (Sem vírgula) e doações, por meio de entidades sociais e com ajuda de grandes empresários, a fim de transmitir a esses povos conhecimentos fundamentais e qualidade básica de vida. Concomitantemente, o Ministério da economia, (Sem vírgula) deve destinar parte de sua verba para à garantia de direitos desses cidadãos, a fim de diminuir a desigualdade. Dessa forma é possível que a Constituição Federal seja cumprida sem empecilhos. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200