Segundo Mahata Gandhi, "temos de nos tornar a mudança que queremos ver ".Diante desse contexto, mostra-se relevante analisar a arquitetura hostil, que é um revés mal discutido no corpo social devido à exclusão de moradores de rua e a dificuldade de convívio. (Explore mais a discussão incial)
Em primeiro lugar, vale destacar que o educador Paulo Freire informa que, "a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades".Com isso, ele destaca que primeiro temos que aprender com as diferenças para depois incluir algo ou alguém. Além disso, percebemos o quanto a exclusão de moradores é um problema que precisa ser colocado em prática, por isso, medidas devem ser aplicadas. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar que na obra de Carlos Drummond de Andrade o mesmo comunica que, "no meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho", uma vez que, (Sem vírgula) nos nós mostra que determinado problema se configura como um obstáculo na vida de muitos brasileiros.Todavia, podemos dizer que a dificuldade de convívio entre os cidadãos e o espaço público é depresível, pois ao passar do tempo está ficando mais dificultoso a abitação com o espaço público (Apresente essa discussão com clareza). É evidente que, (Sem vírgula) com a construção de algo desconfortável o indivíduo deixa de utilizar. Desse modo, é imprescindível combater a exclusão social. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, a arquitetura hostil é um tópico relevante que ainda precisa ser consolidado eficientemente em território nacional. Portanto, cabe ao Ministério dos Direitos humanos e da cidadania (Vírgula) cujo objetivo é promover, implementar e assegurar os direitos humanos no Brasil, organizar campanhas de coleta e leis que assegure os direitos dos seres humanos para com o espaço público, (Justaposição) isso pode acontecer através de ongs e do governo, a fim de combater essa desempatia no Brasil e aprender a ser mais solidário, além também de assegurar que a lei seja cumprida.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com clareza. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |