Oscar Niemeyer foi um dos mais importantes arquitetos do século XX. Suas realizações não somente atraiu olhares da população brasileira como também o dos estrangeiros. Entretanto (Vírgula) após a sua morte, arquiteturas hostis estão manchando o seu legado e atraindo uma percepção negativa dos ambientes públicos. Isso é devido à negligência do Estado e na desinformação dos cidadãos. (Muito bem. Contextualizou e formulou a tese)
Em primeira análise as ineteligíveis ações do Poder Executivo corroboram em malfeitorias de óptica agressiva. Nesse sentido (Vírgula) segundo o filósofo Thomas Hobbes é dever do Estado manter o bem-estar social. Em contra-partida contrapartida isso não acontece, pois, os feitos que deveriam de alguma forma agradar a todos falha pela má projeção dos objetos públicos, como por exemplo bancos completados com apoiadores de braço, calçamentos com salientações em metal entre outros infortúnios. Convém então ao Estado se comprometer a corrigir os seus feitos, para assim garantir melhores condições a todos. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outro problema é a desinformação dos índivíduos que (Vírgula) ao se depararem a essas formas matériais (Vírgula) não conseguem interpretar por exemplo o mal que aquilo pode causar. Alude-se a isso o pensamento do sociólogo Emile Durckheim que a soma dos indivíduos corresponde a um todo. Porém se parte dessa soma não educada haverá mais desigualdade no organismo social (Vírgula) acatando em problemas maiores como a conformidade. Por conseguinte é necessário uma atenção maior sobre a afabilidade do tecido social.
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que é necessário uma ação para extinguir as obras que estão prejudicando as áreas de convívio e também uma aprimoração na educação dos seres humanos. O Sistema Público precisa acabar com os tipos de arquiteturas que estão prejudicando a utibilidade dos mesmos por meio de uma realização de novas obras que supram a necessidade de quem compõe o ambiente e o Ministério da Educação através do ensino, palestras e sarais deve ilustrar para os jovens o problema causado pela desigualdade social, e como isso afeta não só na empatia das pessoas contra as classes mais baixas (Vírgula) mas também o repúdio que se tem a desfavor dos mais pobres exaltando a importância do respeito ao outro. Para que dessa forma haja mudanças nas estruturas consideradas hostis sendo implementando novos projetos que consigam atender a todo o público e atráves da educação a desinformação que faz homens e mulheres não se imporem contra o estado e suas escolhas deva acabar fazendo com que a comoção não permita que esses atividades sejam feitas. Portanto (Vírgula) somente assim, o legado de Oscar Niemeyer não será denegrido.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |