Você já reparou nas Mudanças que ocorreram no bairro que você mora no Brasil? se sim, você deve ter visto que novas lojas de comércio foram construídas e novos moradores nos Domicílio existentes; em uma análise breve, uma mudança igual ao que eu tinha falado, parece boa, porém, essas mudanças podem gerar sérias consequências, que podem afetar todos os integrantes de um Bairro ou até de uma Cidade!. (Não compreende a estrutura do texto. Evite a interação com o leitor. Contextualize o tema e formule a tese)
Mudanças que ocorrem em Bairros ou Cidades, (Sem vírgula) podem ser vistas como uma forma de reorganização da sociedade, feita pelo o Estado ou por várias empresas, um exemplo é a inauguração de um supermercado no Bairro que não tem tantas Empresas atuando, com esse Supermercado, várias empresas começam a atuar no Bairro e começa a ter a concorrência, com toda essa mudança, novo moradores habitam esse Bairro, que começa a ter a atenção do Estado, viu? você reparou que foi uma linha do tempo que teve início e meio, sim! início e meio, porque o fim não acabou, por onde que os antigos moradores do Bairro foram? quais foram as medidas tomadas pelo o Estado? quais foram as mudanças na Arquitetura do Bairro? Aí que está a Arquitetura Hostil, a Arquitetura que amedronta a população mais pobre e até mesmo os praticantes de esportes! o que é algo bastante fatal que o Estado pode fazer!.
Uma solução para que a Arquitetura Hostil não seja praticada naturalmente, (Sem vírgula) seria políticas públicas para trazer conforto ao cidadãos e não como uma forma de Organização da Sociedade, porém, seria algo bastante difícil de aniquilar essa Arquitetura, porque é algo estrutural, é algo que já está naturalizado no País, que é uma situação triste, por isso eu suponho a solução desse problema; as políticas públicas. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, eu vejo que a Gentrificação no Brasil, que é um termo criado pela a Socióloga Ruth Glass, tem sérias consequências no País e que muita das vezes podem ser um mecanismo de Segregar pessoas e que é invisível e isso é muito perigoso! Um inimigo invisível que pode prejudicar muitas pessoas!.
Comentários do corretor
Reelabore e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |