O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realiza uma tarefa fundamental para coletar informações reais sobre a sociedade, como a organização demográfica e fatores socioeconômicos, esse mecanismo de captação é conhecido como: Censo. Além do mais, ele apresenta um papel indispensável na criação de políticas públicas, como orientar o combate a negligência estatal e a desigualdade social.
Diante desse cenário, um dos objetivos primordiais do censo é enfrentar a omissão governamental. Nesse sentido, para Thomas Hobbes, filósofo inglês, o Estado deve promover os caminhos necessários para o desenvolvimento da coletividade. Contudo, tal pensamento não é colocado em prática, visto que o Poder Público não cria medidas públicas efetivas com base no mecanismo estatístico. Prova disso, (Sem vírgula) é a escassez de programas sociais concretos para apoiar a população mais vulnerável. Por conseguinte, os indivíduos mais necessitados são privados de receber assistência do governo. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra função essencial do coletor estatístico é fornecer dados para combater a desigualdade educacional. Sob essa ótica, Ariano Suassuna, renomado escritor brasileiro, afirma que há uma injustiça secular capaz de dividir o país em dois grupos, os dos privilegiados e despossuídos. Desse modo, com base na teoria citada (Vírgula) o Ministério da Educação não desenvolve uma base de ensino igualitária, haja vista que não usa os dados do censo efetivamente. A exemplo disso, é notório a falta de investimentos nas escolas públicas e programas de alfabetização. Por consequência, o corpo social não tem acesso à educação de qualidade. (Melhore a construção dessa ideia)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é evidente o papel fundamental do mecanismo estatístico na criação de medidas sociais. Nesse contexto, o Estado-responsável pela transformação social- deve criar políticas públicas concretas, por meio do IBGE, a fim de tornar mais eficazes as ações governamentais. Ademais, o Ministério da Educação deve destinar mais investimentos para as unidades de ensino públicas, com a finalidade de garantir um ensino de qualidade. Enfim, assim será possível usar o censo como base verídica nas ações estatais. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |