Idealizado pelo filósofo Raimundo Teixeira, em 1889, com base nos princípios do positivismo, o lema "Ordem e Progresso"- escrito na bandeira brasileira - expõe um dos objetivos da nação: o avanço da sociedade mediante a defesa da ordem. A efetivação desse objetivo , porém, mostra-se distante, uma vez que boa parte desse problema se concentra em áreas marginalizadas e desfavorecidas da sociedade e configura um grave desafio a ser enfrentado pela população.
Diante de tal conjuntura, é preciso, (Sem virgula) rememorar o Contrato Social, conceito trabalhado pelo filósofo inglês John Locke, segundo o qual os indivíduos cedem a sua confiança ao Estado, que, por outro lado, deve garantir os direitos básicos a eles (Dê exemplos). No entanto, no país, tal contrato é diariamente quebrado na medida em que as autoridades não ofertam propostas significativas que, potencialmente, objetivem a idéia de melhorar a situação de famílias de baixa renda, pessoas com deficiência, moradores de favela e grupos indígenas. Sob esse viés, o segmento estatal inoperante não cumpre seu papel, viabilizando negativamente problemas sociais, econômicos e ambientais. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a displicência da mídia também alimenta a problemática. Nesse viés, consoante o sociólogo Zygmunt Bauman, algumas instituições deixaram de exercer a sua função, operando como "zumbis". À luz da lógica baumaniana, a atitude de descaso com esse assunto expõe a face zumbificada da instituição, dado que, embora seja responsável por ofecerer propostas de melhora, essa instância se omite de sua responsabilidade. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Observa-se, portanto, a necessidade de combater a políticas públicas. (Reveja essa afirmação) Desse modo, o Estado - enquanto garantidor de direitos fundamentais - deve, por meio da internet criar anúncios a fim de diminuir (Melhore a construção de sentido). Além disso, o Ministério Público precisa executar medidas de segurança com intuito de conter essa problemática. Com essas medidas, dessarte, será possível converter o objetivo elencado na bandeira nacional em realidade.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |