O Censo Demográfico, realizado periodicamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constitui um levantamento detalhado da população brasileira, fornecendo dados cruciais para a formulação e implementação de políticas públicas eficazes. Essa ferramenta estatística, ao mapear as características socioeconômicas, demográficas e territoriais do país, permite que os governantes compreendam as necessidades da população e direcionem recursos para as áreas mais carentes.
A importância do Censo reside na sua capacidade de gerar informações precisas e atualizadas sobre a distribuição da população, os níveis de escolaridade, a renda, as condições de habitação e a saúde, entre outros indicadores. Com base nesses dados, é possível identificar desigualdades regionais, traçar perfis de vulnerabilidade social e avaliar o impacto das políticas públicas implementadas. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) O Censo desempenha um papel fundamental na alocação de recursos públicos, na definição de prioridades e na avaliação do desempenho das políticas governamentais. Ao fornecer um retrato fiel da realidade brasileira, ele contribui para a construção de um Estado mais justo e equânime. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) No entanto, a realização do Censo enfrenta desafios como a resistência de parte da população em participar e a necessidade de adaptação às novas tecnologias. É crucial que a sociedade compreenda a importância desse levantamento estatístico e colabore com o IBGE, garantindo a coleta de dados de qualidade e a produção de informações confiáveis para a tomada de decisões. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o Censo Demográfico é uma ferramenta indispensável para o planejamento e a gestão pública no Brasil. Ao fornecer um diagnóstico preciso da realidade social e econômica do país, ele contribui para a formulação de políticas públicas mais eficientes e eficazes, promovendo o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida da população. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |