O Censo demográfico é uma das ferramentas mais importantes na formação de políticas públicas no Brasil. De acordo com o IBGE (Desenvolva a sigla),a cada dez anos o censo coleta dados de informações da população como idade ,renda ,escolaridade e condições de moradia. Essas informações são fundamentais para que o governo tenha um gráfico real da necessidade da sociedade e que possa haver melhoria diante disso e desenvolvimento no país (Melhore a construção de sentido).
Além disso, a partir dos dados coletados o governo pode identificar desigualdades sociais e regionais,e, assim , elaborar políticas que visem a redução dessas disparidades. Por exemplo, em áreas que ocorrem carência de infraestrutura básica, como saneamento e saúde , os dados censitários permitem que sejam mandados recursos adequados para melhorar a condição de vida do local e da população. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outro papel fundamental do censo é na políticas educacionais. A partir dos dados escolares, o governo pode perceber a falta de infraestrutura, professores e onde há evasão escolar e diante disso atuar para melhorar o sistema educacional. Da mesma forma, políticas de saúde pública, como campanha de vacinação e prevenção de doenças são coletadas pelo censo e podendo ocorrer melhoria . (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o censo é uma ferramenta imprescindível para criação de políticas justas no Brasil. Ele oferece um diagnóstico de necessidade da população, permitindo que o governo implante necessidade e ações que desempenham o desenvolvimento social e econômico do país de maneira eficaz. Sem ele,a gestão pública ficaria à mercê de suposições, o que poderia gerar políticas inadequadas e ineficazes. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de apresentar a proposta de intervenção, certo? Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |