[Sem título] - Banco de redações


O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil

Enviada em: 05/09/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O "Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilizaçao de certos problemas na sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada nos cidadãos marginalizados que não são alcançados pelo Censo e, (Sem vírgula) por isso não há criaçao de políticas públicas fundamentais. Dessa forma, a problemática persiste devido não só à falta de investimentos, mas também a omissão governamental. (Formulou a tese)

Em primeira análise, a carência de verbas é um desafio presente no problema. Para Chimamanda Adichie, a mudança do status quo- estado das coisas- é sempre penosa. Tal constatação é nítida na dificuldade do governo em liberar verbas para otimizar o andamento dos censos, visto que o Brasil é um país de grande extensão territorial e o maior desafio é a acessibilidade e o tempo gasto para a realização dos registros, com isso muitas pessoas deixam de ser alcançadas. Nesse contexto, o uso de dispositivos tecnológicos e inovadores seriam eficazes para otimizar o tempo e consequentemente abranger mais pessoas para que sejam criadas políticas públicas eficazes.

(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a omissão governamental é um entrave no que tange a questão. Djamila Ribeiro afirma: "Para pensar soluções para uma realidade devemos tirá-la da invisibilidade ". Entretanto, há um silenciamento instaurado na falta de criações de políticas públicas no Brasil, mesmo com o Censo realizado, uma vez que após os resultados o governo não executa medidas preventivas imediatas, muitas vezes, esperam a explosão de um problema para agir. Por exemplo, no Censo do IBGE 2022, notou-se que a população brasileira está envelhecendo, mas até o momento não se criou medidas preventivas para uma futura crise previdenciária.  (Reestruture) Assim, urge tirar a situação da invisibilidade para atuar sobre ela.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre o tema. Para isso, o poder público deve investir no papel fundamental do Censo para criação de políticas públicas no Brasil, por meio da destinação de verbas para o aprimoramento dos aparelhos utilizados nesses cadastros , como aplicativos, a fim de otimizar o tempo gasto e abranger os locais marginalizados. Paralelamente, é preciso intervir sobre a ineficácia governamental através da implantação de medidas a curto, médio e longo prazo de acordo com os dados do censo. Sendo assim, a crítica de Saramago não será verificada no Brasil. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200